SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA A 1ª FEIRA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE JUNQUEIRO

03.05.13

Foi um grande sucesso a I Feira de Saúde do Município de Junqueiro. O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde como parte da programação do Dia Mundial da Saúde (comemorado em 7 de abril), e ocorreu nesta quinta-feira (18) no Clube Recreativo Junqueirense a partir das 8:30h com o tema “Juntos cuidando do seu maior tesouro, a Saúde”. O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Augusto, frisou em seu pronunciamento, na abertura da feira, que a mesma é um momento único para que os usuários de Saúde possam conhecer toda a estrutura de saúde do município, as ações, os encaminhamentos, o acesso da população aos serviços prestados pelo município, como também, um espaço para receber orientações sobre SAÚDE.  A Feira teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da promoção da saúde e prevenção de doenças. O Hemocentro Regional de Arapiraca, HEMOAR, abrilhantou o evento com o deslocamento de sua Unidade Móvel para a coleta de sangue de 71 doadores voluntários.

A população apreciou palestras, apresentações de teatro de fantoches, vídeos educativos, banners e distribuição de panfletos. As ações de saúde foram oportunidades para aprender mais sobre Pré-Natal, Hipertensão Arterial, Diabetes, Hanseníase, Dengue, Saúde Bucal e obter Orientação Nutricional e Odontológica; e conhecer mais os serviços do Programa Municipal de Imunização, Programa Saúde na Escola, ações e atendimentos do Hospital Municipal Teófilo Pereira, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família,  Centro de Atenção Psicossocial (CAPS),  Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica. Durante todo o dia, houve testes de glicemia capilar, avaliação da pressão arterial, demonstração e degustação de alimentação saudável e vacinação contra a Gripe, para os usuários presentes ao evento.

A I Feira de Saúde do Município de Junqueiro foi o momento ideal para a abertura do Projeto JUNQUEIRENSES EM AÇÃO PELA PAZ, com a belíssima apresentação do grupo de Hip-hop da Escola Municipal Maria do Carmo Costa e a visita dos alunos das Escolas Municipais Divina Luz e Divina Pastora que prestigiaram o evento. Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Junqueiro, Carlos Augusto, esta foi a primeira de muitas Feiras de Saúde que serão realizadas com a perspectivas de serem ainda maiores e mais abrangentes do que a primeira.