I SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA NO TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE JUNQUEIRO

13.05.13

O I Seminário de Prevenção e Segurança no Trânsito do Município de Junqueiro, realizado em 09 de maio de 2013, chamou a atenção da sociedade Junqueirense para os benefícios de um trânsito mais seguro. O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo de Promoção da Saúde com o objetivo de educar a população e prevenir a violência no trânsito.

Os acidentes de trânsito causaram 17 mortes em Junqueiro no ano de 2012. A imprudência, o excesso de velocidade, a falta de atenção e o uso de álcool são algumas das principais causas de acidentes em todo o país.

O Seminário convocou a comunidade a fazer um Pacto pela vida, respeitando as regras de trânsito por que: “Viver é mais importante!”. Compareceram no Clube Recreativo Junqueirense, local do evento, colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Transporte, estudantes, Guarda Municipal, Polícia Militar, Sindicato dos Moto taxistas, motociclistas e motoristas em geral.

A mesa de abertura contou com o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Augusto Lima de Almeida; o Biólogo da Diretoria de Promoção da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Eloy Yanes Martin; a Coordenadora da Atenção Básica, Ana Cláudia Guimarães V. de Almeida; Coordenadora de Epidemiologia, Kátia Pinheiro; os Vereadores: Jackson Batinga, Jota Ferro e Dionízio Procópio.

Os participantes apreciaram a apresentação dos Contadores de História seguida da palestra ministrada pelo Biólogo Eloy Yanes Martin sobre Prevenção e Segurança no Trânsito. Na oportunidade, foram expostos dados sobre hospitalizações e óbitos por fatores associados ao trânsito, vídeos educativos e orientações sobre atitudes que podem trazer riscos no dia a dia. A programação contou ainda com depoimentos emocionantes de José Erivan e José Batista, duas vítimas da Violência no Trânsito em Junqueiro. Logo após, foi realizado sorteio de vários brindes para os participantes e servido um coffe breack.

A Secretaria Municipal de Saúde de Junqueiro agradece pelo apoio de todos na busca de conquistar mais segurança no trânsito. Esta luta é de todos!!!