Nova sede do CAPS em Junqueiro

05.08.13

O prefeito Fernando Pereira e seu vice Carlos Augusto, inaugurou no último dia 09 de julho, a nova sede do Caps Emília Barbosa, conceituada pela Gerência de Saúde Mental do estado, como a melhor estrutura física do nordeste.

A nova sede situada a Rua Teodoro do Rosário, no bairro Alto do Cruzeiro, conta com amplos espaços como: sala de atividades grupais, de práticas corporais, brinquedoteca, salas de atendimento individuais e de enfermagem, farmácia, área de convivência, refeitório, campo de futebol, horta, entre outros. Espaços pensados especialmente na qualidade de vida e bem estar dos usuários deste centro.

Segundo a coordenadora Michelline do Carmo, o CAPS Emília Barbosa hoje é referência no estado em qualidade de atendimento, por trabalhar dentro de uma perspectiva inter e multidisciplinar, buscando um novo modelo de cuidado em saúde mental, objetivando a autonomia do usuário e a reintegração à sociedade.

Atende de segunda a sexta, das 8:00h às 16:00h, a idosos, adultos e crianças em sofrimento psíquico com comprometimento grave e persistente e a seus familiares, bem como pessoas com problemas relacionados ao uso de crack, álcool e/ou outras drogas.

Tem como objetivo a prevenção, assistência e reabilitação psicossocial das pessoas atendidas, visando projetos de saúde e inserção social, estabelecendo metas a serem buscadas pelo usuário com a mediação do serviço, previstos em seus projetos terapêuticos singulares.

A principal atividade desenvolvida pelo CAPS é a atenção psicossocial com a finalidade de evitar as (re)internações psiquiátricas e de promover a ressocialização e a cidadania das pessoas que atende.

Para alcançar este objetivo, são realizadas ações no Território, Oficinas de geração de trabalho e renda, ações conjuntas com o Programa de Saúde da Família (PSF), oficinas pedagógicas, oficinas terapêuticas, atendimentos individuais e em grupo, tratamento medicamentoso, horta terapia, hidroginástica, práticas corporais e esportivas e etc.

A unidade conta ainda com uma equipe multidisciplinar composta por:Coordenadora: Michelline do Carmo, Auxiliar administrativo: Jadilson Belarmino, Digitador: Valdemir da Silva, Assistentes Social: Josefa Clara e Maria José, Enfermeira: Lúcia de Fátima, Farmacêutica: Priscila Queiroz, Oficineiro: Genivaldo, Psicólogas: Ana Karla e Kátia Maria, Psicopedagoga: Maria da Penha, Psiquiatra: Alice Mary, Técnica de Enfermagem: Luciana Almeida, Terapeuta Ocupacional: Alinthon Fagner, Cozinha: Edna e Maria de Fátima, Serviços Gerais: Pastora, Portaria: Wyllams Patrício e Motorista: Farley Marques.

Clique aqui e veja mais fotos.

Se você gostou da matéria clique em