Sobre Junqueiro

JUNQUEIRO INFORMA

CAMPANHA FIQUE SABENDO

09.12.13

 

O dia 1° de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS, campanha desenvolvida desde 1987 pela Assembléia Mundial da Saúde com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids.

A campanha do Ministério da Saúde deste ano tem o slogan “Para viver melhor, é preciso saber” e incentiva o diagnóstico rápido. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Junqueiro, através do Núcleo de Promoção da Saúde (NUPS) realizou, no último dia 06 de dezembro do corrente ano, a Campanha Fique Esperto, Fique Sabendo. A Campanha teve o objetivo de informar a comunidade junqueirense sobre a prevenção de AIDS, implantar dispensers de preservativos masculino e feminino em pontos estratégicos do município e realizar testes rápidos de detecção de HIV/AIDS na população.

 

A Campanha foi iniciada com uma caminhada nas ruas do Centro de Junqueiro, com a participação dos profissionais de saúde do município, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, odontólogos, médicos, enfermeiros, entre outros. Após a caminhada, a população concentrou-se em frente ao Hospital Municipal Teófilo Pereira, onde estavam expostas tendas e cadeiras para acomodação da população participante.

Foram realizadas palestras educativas, envolvendo temas como câncer de próstata e câncer de colo uterino. Com o término das palestras, os participantes foram encaminhados para: aferição de pressão arterial; teste de glicemia capilar; avaliação odontológica; realização do exame papanicolau (colpocitologia oncótica); realização do teste rápido HIV/AIDS, aconselhamento pré e pós-teste rápido e implantação da realização dos testes nas Unidades Básicas de Saúde; distribuição de preservativos; administração de vacina contra Hepatite B; e triagem para realização do exame PSA.

 

Além disso, foram implantados no município dispensers de preservativos em pontos estratégicos para facilitar o acesso da população aos preservativos, prevenindo DST’s e gestação indesejada.

FIQUE ESPERTO, FIQUE SABENDO!

Clique aqui e veja as fotos do evento.



Notícias relacionadas

Companhia da Mídia