Secretaria Municipal de Saúde realiza Campanha de Combate à Hanseníase e Geohelmintíases

22.09.14

Durante o mês de agosto o município de Junqueiro foi alvo da Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Geohelmintíases. O objetivo da campanha foi combater as geohelmintíases mais prevalentes causadas por protozoários como Giardia lamblia e Entamoeba histolytica, platelmintos como Taenia solium, Taenia saginata e Hymenolepis nana e nematódeos como Trichuris trichiura, Strongyloides stercoralis, Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale e Necator americanus. As crianças constituem um importante grupo de risco para infecções por helmintos e protozoários, pois apresentam hábitos pouco ortodoxos como, levar a mão à boca a todo instante e indiscriminadamente. Na infância a ocorrência de parasitoses intestinais acaba sendo bastante elevada acarretando sérios problemas gastrintestinais que podem afetar diretamente o desenvolvimento físico e mental das crianças em idade escolar. As ações tiveram público alvo os alunos da faixa etária entre 5 a 14 anos de idade de todas as escolas da rede municipal. Foi realizada a administração de anti-helmíntico e triagem da hanseníase nas escolas através da entrega de fichas de autoimagem e exame físico, essas atividades foram desenvolvidas pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e Atenção Básica em parceria com profissionais da educação.