A equipe da Secretaria Municipal de Educação - Seme na pessoa da Secretária Municipal de Educação professora Estela Celina Barbosa de Araújo Silva, realizou nesta quinta-feira dia 25 de setembro, das 14h às 17h, no Centro Cultural Manoel Pereira Filho, um encontro de educadores para estudos sobre o tema da 12ª Semana de Ação Mundial (SAM) 2014 “Direito à Educação Inclusiva - Por uma escola e um mundo para todos”, objetivando proporcionar um momento de discussão e reflexão sobre a importância da educação inclusiva na perspectiva do direito.

Na oportunidade alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Divina Pastora emocionaram o público com uma linda apresentação musical, organizada pela professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) Cilene Ferreira dos Santos. O evento contou também com a participação do presidente da Associação de Pessoas com Deficiência Visual do Agreste Daniel Nunes, de uma comissão formada por técnicos da Seme, de diferentes segmentos, que assumiram o compromisso de desenvolver ações anuais, durante a semana de luta da pessoa com deficiência, intensificando as ações que são desenvolvidas durante o ano.

A Semana de Ação Mundial (SAM) é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE) que acontece simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003. Cada ano é escolhido um tema emergente da questão direito à educação. No Brasil é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Este ano (2014) o tema escolhido foi Direito à Educação Inclusiva - Por uma escola e um mundo para todos, centenas de atividades foram realizadas em todo o país, dentre elas o Seminário Nacional em Brasília, que foi transmitido ao vivo via internet para todos os interessados em desenvolver ações nos diferentes municípios e estados do Brasil que abraçaram esta iniciativa.

Para a professora Salvanir da Silva Ferreira, Coordenadora Municipal de Educação Especial/Inclusiva ações como estas são fundamentais para a efetivação de práticas inclusivas nas escolas, a inclusão educacional é uma questão de direito e para tanto é preciso que estes sejam garantidos de fato e valorizado por toda a sociedade. Mais informações emwww.semanadeacaomundial.org/2014.

Clique aqui e veja as fotos

.