Sobre Junqueiro

JUNQUEIRO INFORMA

OUTUBRO ROSA

10.11.14

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama e colo de útero. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra essa doença. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre esse tipo de câncer.

É importante que as mulheres, independentemente da idade,  conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são: Mulheres de 40 a 49 anos - realizar o exame clínico das mamas anualmente; Mulheres de 50 a 69 anos - realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos; Mulheres com risco elevado para câncer de mama, ter parente de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade) - Conversar com o seu médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada.

Portanto, o município de Junqueiro não poderia ficar de fora desse movimento e traçou várias ações para serem desenvolvidas nas UBS – unidades básicas de saúde, com os objetivos de divulgar informações sobre câncer de mama; abordar mitos e verdades sobre prevenção e detecção precoce da doença; informar sobre benefícios e riscos da mamografia de rastreamento, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a  realização do exame.

Mas o principal objetivo é alertar para a causa do câncer de mama e colo de útero e incentivar as mulheres da região a participarem do mutirão de mamografias realizado pela Secretaria Municipal de Saúde como também traçar estratégias de prevenção para uma boa saúde: Mulher que se cuida, mulher feliz!

 

 

 


 

 



Notícias relacionadas

Companhia da Mídia