Sobre Junqueiro

JUNQUEIRO INFORMA

Secretaria de Saúde de Junqueiro na Campanha Novembro Azul

18.11.14

A campanha Novembro Azul foi criada e lançada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida para alertar sobre o câncer de próstata, suas formas de tratamento e suas medidas preventivas. As ações têm como objetivo humanizar o olhar masculino para o câncer de próstata e para a saúde como um todo. Elas são desenvolvidas utilizando diferentes meios de sensibilização, como materiais informativos próprios, recursos lúdicos e artísticos, oficinas, mídias sociais e sites. Portanto, o município de Junqueiro não podia ficar de fora dessa nobre causa e a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo com o apoio de seus profissionais, em todas as Unidades Básicas de Saúde, a Campanha Novembro Azul de combate ao Câncer de Próstata. 

 

O que é a próstata?

Apesar de pequena, do tamanho de uma castanha, a próstata tem uma grande responsabilidade. É uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e na frente do reto.                            

Produz cerca de 70% do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides e é liberado durante o ato sexual. É uma substância fundamental para a vitalidade do homem e, portanto, representa um papel fundamental na fertilidade masculina. 

A próstata apresenta consistência firme e homogênea ao toque. O câncer ocorre quando as células da região começam a se multiplicar de forma desordenada e ela fica, então, mais endurecida. 

 

FATORES DE RISCO:

Hereditariedade

Vários fatores podem ser responsáveis pelo câncer de próstata, e a hereditariedade é um deles. Principalmente se houver dois ou mais parentes de primeiro grau portadores da doença e se esta for descoberta antes dos 60 anos de idade.


Idade

Assim como em outros tipos de câncer, a idade é um marcador de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após os 50 anos.

 

Alimentação

As evidências apontam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobres em gordura, principalmente as de origem animal, não só ajuda a diminuir o risco de câncer, como também o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis.


Hábitos de vida

Outros fatores cujas associações com câncer da próstata foram detectadas em alguns estudos incluem o consumo excessivo de álcool e tabagismo. Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata. 

 

PREVENÇÃO e DIAGNÓSTICO:

O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 40, caso esteja inserido nos fatores de risco.

O ritual compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.

  

NÃO FIQUE FORA DESSA CAUSA, VENHA VOCÊ TAMBÉM!

HOMEM QUE É SAUDÁVEL SE CUIDA!

 



Notícias relacionadas

Companhia da Mídia