Sobre Junqueiro

JUNQUEIRO INFORMA

Mobilização para elaboração do Plano Municipal de Educação-PME.

04.12.14

 

Na última segunda-feira (01.12), na cidade de Junqueiro-AL, foi apresentado na câmara municipal a elaboração do Plano Municipal de Educação-PME. Participaram da reunião o prefeito Fernando Pereira, o vice-prefeito Carlos Augusto, vereadores, secretários municipais, técnicos da secretaria de Educação e os gestores escolares.

A elaboração do plano será coordenada pela comissão executiva municipal instituída por meio da portaria GPJ nº 078/2013. A comissão é composta por representantes da secretaria municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação-FME, Conselho Municipal de Educação-CME, gestor escolar, poder legislativo e ONG’S. O trabalho a ser realizado exige compromisso e envolvimento de todos – sociedade e governos – formando um conjunto coerente, integrado e articulado no levantamento de dados e informações, estudos, análises, consultas públicas, decisões e comprometimentos políticos, assegurando os direitos e a educação de qualidade   para todos.

Assim sendo, é recomendável que todos os seguimentos se envolvam na construção do PME. O Plano deve ser do município, e não apenas da rede ou do Sistema municipal. O PME é de todos que moram no município e, portanto todas as necessidades devem estar presentes no plano, o que vai muito além das possibilidades de oferta educacional direta da prefeitura. Para assegurar qualidade e dar fortalecimento político ao Plano, é desejável que o prefeito e seus secretários assumam papel de destaque, como importantes lideranças na construção das decisões que vincularão o projeto educacional com o projeto de desenvolvimento local.

E ainda nesse sentido, a Secretária de Educação, Professora Estela Celina, enfatizou que o Plano Municipal de Educação proporcionará uma educação de qualidade e responsabilidade social, diminuindo as desigualdades sociais e culturais, erradicando o analfabetismo, ampliando o nível de escolaridade da população e proporcionando a qualificação para o trabalho.



Notícias relacionadas

Companhia da Mídia