SAÚDE DE JUNQUEIRO CRIA NÚCLEO DE COMBATE AO TABAGISMO

09.12.14

O primeiro Núcleo de Combate ao Tabagismo do município de Junqueiro/AL foi inaugurado na tarde do dia 13/11/2014, e irá funcionar na sede das Unidades Básicas de Saúde (UBS I e II), situadas na Rua Pe. Antônio Procópio, Centro. Integrado por uma equipe multidisciplinar, esse Núcleo tem por finalidade reunir pessoas que têm o desejo e a necessidade de largar o vício do cigarro. Nesse primeiro momento, esteve presente o primeiro grupo de pacientes que irá fazer parte do núcleo de tratamento. Onde no momento, foram dadas todas as primeiras orientações à cerca do mesmo.

A diretora de Atenção à Saúde (Ana Claúdia Vilela), a Coordenadora de Atenção Básica (Kátia Pinheiro), o Coordenador de Promoção da Saúde (Wesley Higino) e a enfermeira da UBS II (Gilvana Xavier), receberam os inscritos juntamente com os profissionais que vão atuar junto ao grupo, composto por fisioterapeuta, assistente social, enfermeiras, psicóloga, nutricionista e médico.

Na ocasião também esteve presente o secretário municipal de saúde – Carlos Augusto Lima de Almeida, e destacou “a importância da aceitação do paciente em querer parar de fumar e frisou que está a disposição juntamente com os profissionais da saúde nessa luta diária para que os pacientes possam largar o vício. Falou dos prejuízos que o cigarro traz para a vida e para a saúde, tais como: doença pulmonar obstrutiva crônica, doença isquêmica do coração, câncer de pulmão e doenças cerebrovasculares. Sabemos o quanto é difícil largar o vício de fumar, por se tratar de uma dependência química. Vocês vão conseguir vencendo a vontade um dia por vez com a ajuda dos profissionais e do suporte medicamentoso - da goma de mascar, os adesivos e da bupopriona. E ao mesmo tempo, parabenizou a todos os profissionais que estão fazendo parte da equipe que irá trabalhar com os pacientes do Núcleo de Controle do Tabagismo do município de Junqueiro”, explicou o secretário.

Apresentações

A equipe realizou na ocasião, uma apresentação de todo o trabalho que será aplicado com os grupos, e como também destacou os prejuízos que o cigarro trás para as nossas vidas, cerca de quase 4800 substâncias tóxicas são inaladas por um fumante, e, como também apresentou ao grupo um vídeo que mostrou os estragos que o cigarro ocasiona no organismo humano, juntamente com suas consequências.

Metodologia

Inicialmente, os grupos terão reuniões semanais, que depois vão passar a ser quinzenais, com duração de uma hora. A equipe multidisciplinar vai utilizar a metodologia preconizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde (MS) embasada nos trabalhos já em desenvolvimento pela Coordenação Estadual do Tabagismo. O método de estudo é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Inca. O primeiro, ‘Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde”; o segundo, “Os primeiros dias sem fumar”; o terceiro, “Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar”, e finalmente o quatro livreto, “Benefícios obtidos após parar de fumar”.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes.

O Inca indica que no Brasil morrem cerca de 200 mil pessoas todos os anos em conseqüência do hábito de fumar. Há dez anos foram atribuídas ao tabagismo cerca de 180 mil mortes de brasileiros de 35 anos ou mais. E as quatro principais causas de morte relacionadas ao tabagismo foram: doença pulmonar obstrutiva crônica, doença isquêmica do coração, câncer de pulmão e doenças cerebrovasculares.