Construção do Plano Municipal de Educação - PME

19.12.14

Secretaria Municipal de Educação de Junqueiro realiza encontro de Mobilização para elaboração do Plano Municipal de Educação-PME.

Na ultima segunda-feira,1º de dezembro de 2014, reuniram-se na Câmara Municipal o poder  Executivo, Legislativo, Secretários  Municipais, Técnicos da Secretaria da Educação e os Gestores  Escolares

A Elaboração do Plano será Coordenada pela Comissão Executiva Municipal instituída por meio da PortariaGPJ nº 078/2013. A Comissão é composta por representantesda Secretaria Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação-FME, Conselho Municipal de Educação-CME,  Gestor Escolar , Poder Legislativo e ONG’S.O trabalho a ser realizado exige compromisso e envolvimento de todos – sociedade e governos – formando um conjunto coerente, integrado e articulado no levantamento de dados e informações, estudos, análises, consultas públicas, decisões e comprometimentos políticos, assegurando os direitos e a educação de qualidade   para todos.

Assim sendo, é recomendável que todos os seguimentos se envolvam na construção do PME. O Plano deve ser do Município, e não apenas da rede ou do Sistema Municipal. O PME é de todos que moram no Município e, portanto todas as necessidades devem estar presentes no plano, o que vai muito além das possibilidades de oferta educacional direta da prefeitura. Para assegurar qualidade e dar fortalecimento  político ao Plano,é desejável que o Prefeito e seus Secretários assumam papel de destaque, como importantes lideranças na construção das decisões que vincularão o projeto educacional com o projeto de desenvolvimento local.

E ainda nesse sentido, a Secretária de Educação, Professora Estela Celina, enfatizou que oPlano Municipal de Educação proporcionará uma educação de qualidade e responsabilidade social, diminuindo as desigualdades sociais e culturais, erradicando o analfabetismo, ampliando o nível de escolaridade da população e proporcionando a qualificação para o trabalho.