Conjunto habitacional é inaugurado em Junqueiro

14.04.15

Cento e vinte famílias do município de Junqueiro têm novo endereço a partir desta terça-feira, 14. Em parceria com o governo federal, estado e município foram entregues 120 moradias. O convênio feito pelo Ministério das Cidades, inserido no Programa Operações Coletivas garantiu o recebimento dos repasses, via Caixa Econômica Federal. A secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, reforçou o compromisso que o Governo tem em concluir as obras que estão em andamento

“A casa própria representa segurança. É o local onde constituímos nossa família, que retornamos após o dia de trabalho. Esse sonho só foi possível ser realizado com o empenho e parceria dos governos federal, estadual e municipal. Agora, a missão destas famílias beneficiadas é perseguir a felicidade e transformar a construção em um lar”, ressaltou a secretária.

Ainda durante sua fala Aparecida Machado anunciou que os rendimentos dos recursos da obra serão revertidos em melhorias para todos os proprietários das casas. Será feito um levantamento dos custos e discutido posteriormente quais as melhorias poderão ser executadas.

Durante a solenidade o superintendente da Caixa Econômica Federal, Kleber Jurema, relembrou de quando a instituição foi criada, tendo como objetivo, o social. De La para cá, o banco está presente em vários programas sociais, inclusive no desenvolvimento de programas habitacionais. “Estamos juntos com o governo do Estado e continuaremos a desenvolver a área social em Alagoas e melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu Jurema.

De acordo com o prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira, esse é o momento de unir forças e continuar levando melhorias para o município e reforçou que o governo do Estado pode contar com o apoio da prefeitura para a realização de novos projetos. “A administração Unir Construir Evoluir é uma verdadeira realizadora de sonhos, a exemplo de várias obras já conquistadas ao longo da nossa gestão, é asfalto, calçamento, construções e reformas de unidades de saúde, transporte, entre outas, mas nenhuma delas é equiparada a essa que estamos entregando hoje em parceria com os governos estadual e federal, que é a realização do sonho da casa própria, portanto sinta-se agraciado e façam dessa moradia um lar de felicidade” destacou o chefe do executivo.

Já a deputada estadual Jó Pereira parabenizou a administração municipal pelos avanços no município, ressaltou a importância do conjunto habitacional para as famílias beneficiadas e disse ainda: “Essa obra não pode ser vista apenas pelo concreto, porta ou telhado, mas sim, de hoje por diante após a entrega dessas chaves, as casas se transformarão em lares e que Deus abençoe a cada um desse lar e que possa habitar dentro deles a felicidade plena de cada uma dessas famílias”, desejou a parlamentar.

Marcaram presenças também na inauguração o secretário adjunto de Habitação, Saneamento e Urbanização, Humberto Carvalho, o vice-prefeito de Junqueiro Carlos Augusto, vereadores dos municípios de Junqueiro e de Campo Alegre, secretários municipais, família homenageada e sociedade civil.

O loteamento foi entregue com toda a infraestrutura como: água, energia e esgotamento sanitário. As casas possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. A senhora Maria Marta da Silva foi uma das beneficiadas, além da casa ela também foi sorteada e ganhou a mobília oferecida pela secretaria municipal de Assistência Social. “Para mim é alegria em dobro, além de sair do aluguel ganhei até os móveis novos, agora é só alegria e agradecer a Deus e ao prefeito Fernando e a todos que me deram essa oportunidade”, agradeceu dona de casa.

O custo total da obra foi de R$ 2.485.104,17, sendo aportados R$ 1.080.000,00 pelo governo federal; R$ 1.170.917,72 encaminhados pelo governo estadual; e R$ 234.186,45 pela prefeitura local.

Após a solenidade, as 120 famílias assinaram o contrato onde elas passam a ser proprietárias das casas. O momento foi festivo, ao som de banda musical todos participaram do almoço.