Sobre Junqueiro

JUNQUEIRO INFORMA

EMBRAPA e Secretaria de Agricultura de Junqueiro realizam Dia de Campo sobre Mandioca de Mesa Irriga

17.04.15

 

Ocorreu no último dia 15 do corrente mês, mais uma ação importante relacionada a pesquisa da mandiocultura em nossa região.  A EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária realizou um Dia de Campo sobre mandioca de mesa(macaxeira) irrigada na propriedade Folha Larga, do Sr. José Vânio dos Santos.

Dr. Santiago, pesquisador da EMBRAPA apresentou 04(quatro) tipos de macaxeira (Rosinha, Recife, Dona Diva e Desconhecida), resultado de uma pesquisa realizada ao longo dos anos, como alternativa para o agricultor familiar, tendo em vista que a macaxeira agrega um maior valor, tendo em vista que pode ser consumida na forma de raiz pela família ou comercializada a um preço superior a mandioca brava. Enquanto isso, Dr. Vicente, do IFAL, apresentou modelo de biodigestor para a produção de energia, ou seja, utilizando a manipueira para a produção de gás metano, que pode ser utilizado como fonte de energia. O trabalho com biodigestor está em fase experimental, mas poderá ser uma alternativa para um futuro bem próximo.

Neste evento, estiveram presentes agricultores de Junqueiro e Teotônio Vilela, além de técnicos da EMATER, coordenadores do APL mandioca, alunos e professores da UFAL e da Escola Agrícola São Francisco de Assis, além dos secretários municipais de agricultura de Junqueiro, Sr. João Bosco de Jesus, de Teotônio Vilela, Sr Araújo e de Arapiraca, Sr. Manoel Henrique.

O secretário João Bosco enalteceu o trabalho de parceria com a EMBRAPA, que vem sendo realizado ao longo dos anos, com experimentos de mandioca na Escola Agrícola, no Riachão, São Benedito e agora com macaxeira irrigada na propriedade do Sr. Vânio.



Notícias relacionadas

Companhia da Mídia