Dia nacional de combate e prevenção à hipertensão arterial

04.05.15

O município de Junqueiro, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Promoção da Saúde, comemorou o dia nacional de combate e prevenção à hipertensão arterial. O evento aconteceu na quinta-feira(30.04) no Clube Municipal Maria Élia Cruz.

O encontro teve como objetivo principal disseminar informações sobre a doença. Na ocasião também foram realizadas ações como: Educação em saúde sobre o tema, aferição de PA, glicemia capilar, orientações nutricionais, vacinação contra influenza H1N1, atividades físicas e dinâmica em grupo.

Além da equipe da secretaria municipal de saúde, o secretário da pasta Carlos Augusto marcou presença no evento, deu boas vindas a todos os participantes e falou da importância da prevenção na vida das pessoas.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que pode afetar todo o organismo, onde os órgãos alvos... coração, rins e cérebro... são progressivamente acometidos de forma irreversível. É uma doença crônica que precisa ser controlada assim que descoberta, e pode causar consequências serias se não tratada de maneira correta, podendo afetar homens, mulheres e crianças. Vale ressaltar que valores maiores que 120X80 mmhg deve ser investigado.

Seus fatores de risco são: alimentação com excesso de sal, obesidade, sedentarismo, entre outros.

Prevenção e controle: manter uma boa alimentação, praticar exercícios, evitar cigarro e o uso de bebidas alcóolicas, tomar os medicamentos de forma correta, procurar manter uma vida saudável e beber bastante água.