Atualização com ACS sobre Hanseníase

24.01.17

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos coordenadores de epidemiologia e promoção da saúde - Gilvana Xavier e Wesley Higino respectivamente, realizou uma atualização com os Agentes Comunitários de Saúde - ACS, sobre o tema Hanseníase, com o intuito de fortalecer as ações e conceitos diante o devido agravo.

Na ocasião, tentamos aprimorar e qualificar o atendimento integral à pessoa acometida pela HANSENÌASE no âmbito da atenção primária na rede de saúde municipal, e, orientamos os agentes comunitários de saúde nas questões que permeiam o paciente, a saber: o monitoramento e a avaliação no que se refere ao acolhimento, ao diagnóstico, ao tratamento e cura, à prevenção de incapacidades e à organização do serviço.

Pactuamos também uma semana de luta contra a Hanseníase que será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde, no período de 23 a 27 de janeiro de 2017, com o intuito de realizarmos busca ativa por área, avaliação dos casos suspeitos, visita aos pacientes em tratamento e aos tratados, e o fortalecimento da educação em saúde da comunidade.

A hanseníase é uma doença crônica infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium Leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

Essa é mais uma ação da gestão: Evolução para todos.

Prefeito: Carlos Augusto

Secretária de Saúde: Nadja Apolinário