I Encontro Intersetorial de Enfrentamento à Violência

23.03.17

No Brasil e no mundo o impacto da morbimortalidade por causas externas (violências e acidentes) constituí uma das maiores preocupações para chefes de Estado e dirigentes do setor Saúde. Em nosso país as violências e os acidentes representam a terceira causa de morte na população geral e a primeira na população de 1 a 49 anos.

Reconhecendo a importância e a complexidade do agravo “VIOLÊNCIA”, a Secretaria Municipal de Saúde realizou durante o dia 07/03/2017 o I Encontro Intersetorial de Enfrentamento à Violência, no Teatro São José. Na ocasião contamos com a presença do prefeito Carlos Augusto, da secretaria de saúde Nadja Apolinário, da promotora de Justiça Eloá de Carvalho e de representantes das diversas secretarias municipais do município de Junqueiro, conselho tutelar e de duas técnicas referenciadas pela secretaria de estado.

O evento contou com variadas temáticas relacionadas a violência. Sendo assim, fomentamos informações para todos os colaboradores do município com o propósito de traçarmos novas estratégias e/ou fortalecer as já existentes, com foco na intersetorialidadeda rede de atenção e proteção às vitimas de violência no sentido de diagnosticar, orientar, intervir de forma eficaz e resolutiva em curto espaço.

As temáticas abordadas e suas respectivas palestrantes foram: Violência interpessoal e autoprovocada - Gilvana Xavier/Sec. de Saúde; Enfrentamento da violência contra o idoso e a mulher – Maria Aparecida Araújo/Sec. de Assistência Social; Bullying: a brincadeira que não tem graça – Josileide Maria/Sec. de Educação; Aspectos físicos e verbais da violência à criança – Liliane Pereira/Presidente do Conselho Tutelar; Dez motivos para falar de suicídio – Micheline Queiroz/Gerente do CAPS e Aspectos jurídicos dos casos suspeitos e confirmados de violência – Eloá de Carvalho/Promotora de Justiça; Ana e Michele (técnicas da Secretaria do Estado) abordando o Perfil de violência no município de Junqueiro e o preenchimento da Ficha de Notificação/Investigação.

Agradecemos a todos os participantes, e, em especial, aos contadores de histórias representados pela Secretaria de Culturaque fizeram a abertura do evento nos dando o conceito de violência de forma prática e bem objetiva.