DIA DE COMBATE E PREVENÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO E DOENÇAS OCUPACIONAIS

10.05.17

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu na última quinta-feira (04/05/2017) um momento com os profissionais da rede de saúde do município de Junqueiro. Na ocasião foram abordados temas com foco na prevenção de agravos em relação aos acidentes de trabalho, e, como também, das doenças ocupacionais.

Os profissionais da Atenção Primária e representantes dos demais pontos da rede de saúde do município (NASF, CAPS, SAD e Hospital Municipal) receberam orientações à cerca da relação de proteção ao meio ambiente do trabalho ligado a dignidade da pessoa humana, pautado nas legislações pertinentes ao assunto. Demonstrando assim, que a qualidade de vida hoje está associada diretamente ao meio ambiente do trabalho, predominando o entendimento de que não se pode separar o homem trabalhador do homem social. Pois, as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho representam um número bastante significativo de infortúnios laborais.

Na ocasião foram abordados alguns temas em relação as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, tais como: LER/DORT, Distúrbios osteomioarticulares, Contaminação por materiais biológicos e perfuro cortantes, e, uma oficina para preenchimento correto da ficha de notificação.

Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um momento de cuidado com os seus profissionais na perspectiva de reforçar os cuidados que todos os profissionais deverão tomar para poderem se prevenir de possíveis doenças.