Palestra para o Grupo de Idosos

15.06.17

No dia 14 de junho, a convite da técnica de referência do grupo de idosos, Nayhana Calandrine, a assistente social e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Victoriana Fernandes, realizou uma palestra acerca Dia 15 de Junho, Dia Mundial de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa.

A palestra aconteceu no Centro Cultural Manoel Pereira Júnior e esclareceu aos idosos do Grupo, acerca dos tipos de violência que são mais freqüentes com as pessoas idosas, tais como: abandono, negligência, violência psicológica, patrimonial entre outras, e quais os mecanismos de defesa para denúncia (Disque 100, Disque CREAS – 3541-1238, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia, Conselho do Idoso) que eles podem utilizar caso sofram ou conheçam alguma pessoa idosa que esteja sofrendo alguma violação de direitos.

Na ocasião também foi realizada uma dinâmica de grupo com os idosos objetivando desertar para a reflexão sobre as coisas boas da vida, utilizando-se da música “Não custa Nada”.

Após a palestra, as duas técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, participaram de uma entrevista na rádio, com a locutora Mônica, sobre a mesma temática, como o objetivo de divulgar para a população junqueirense a relevância dos cuidados com os idosos e a importância da comunidade realizar a denuncia caso tenha conhecimento de alguns idosos que venha sofrendo maus tratos.

Na oportunidade, também foi realizado o convite, para que idosos e idosas, possam procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social ou o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e fazer parte do Grupo “Viver de Alegria”, que se reúne sempre as quartas-feiras, das 08:30 às 11 horas no Centro Cultural.