IX CONFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

28.07.17

O Conselho Municipal de Assistência Social do município de Junqueiro, realizou nesta quinta-feira, 27/07, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

O objetivo foi analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado e visando proporcionar um espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletiva sobre propostas e estratégias de organização, além de reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades na Política Pública de Assistência Social nos próximos anos.

A conferência foi realizada no Clube Municipal Maria Élia de Almeida Cruz, localizado na Av. 9 de julho, no centro da cidade e contou com a participação de conselheiros municipais de Assistência Social, do prefeito de Junqueiro, Carlos Augusto, do vice-prefeito José Tavares Neto, da subsecretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Morgana Tavares, do vereador Jota Ferro, de conselheiros tutelares, trabalhadores e usuários da política de Assistência Social, além de representantes de entidades locais.

“É um momento importante, onde essa conferencia irá dar um suporte ao fortalecimento nas leis do SUAS em nosso município,  mesmo já com diversas ações implantadas nessa nova gestão, é sempre bom melhorar e ter uma atenção especial para com os nossos usuários do SUAS”, disse a secretaria Municipal de Assistência Social, Silvana Pereira.

Já a Palestrante da temática, parabenizou o município pela organização da IX Conferencia, e disse ainda, “É um desafio muito grande, iremos refletir em 4 eixos, como estão sendo desenvolvidas as políticas públicas para garantir o direito e a proteção social não contributiva, como também, ver como estão os serviços do CRAS, do CREAS e outros projetos que vimos aqui durante a apresentação, vamos também discutir a normatização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, relatou, Fábia Sant’Ana.