A saúde do trabalhador nas secretarias municipais

08.08.17

A Saúde do Trabalhador é um campo da saúde coletiva que compreende práticas interdisciplinares e interinstitucionais. Entendemos que o processo saúde-doença dos trabalhadores tem relação direta com o seu trabalho; e não deve ser reduzido a uma relação monocausal entre doença e um agente específico (grupo de fatores de riscos :físicos, químicos, biológicos, mecânicos), presentes no ambiente de trabalho.

Saúde e doença estão condicionados e determinados pelas condições de vida das pessoas e são expressos entre os trabalhadores também pelo modo como vivenciam as condições, os processos e os ambientes em que trabalham.

Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde de Junqueiro realizou ações voltadas para a saúde do trabalhador nas secretarias municipais, dando maior ênfase nas secretarias de infraestrutura e transporte, com as seguintes ações: atendimento odontológico (com apoio do Instituto João José Pereira – Expresso Saúde), educação em saúde com temas voltados aos trabalhadores, testes rápidos, vacinação e glicemia capilar.

Nosso objetivo é promover a saúde em ambientes e processos de trabalho saudáveis, identificando assim a relação saúde-trabalho em todos os pontos da rede de atenção.

Mais uma ação da gestão Evolução para Todos, governo Carlos Augusto e José Tavares Neto.