Sobre Junqueiro

JUNQUEIRO INFORMA

CAMPANHA HEPATITES ZERO

08.08.17

A hepatite viral, como o próprio nome diz, é uma infecção que acomete o fígado. Pode ser causada por 5 tipos de vírus, nomeados por letras: A, B, C, D e E. Cada um destes vírus tem suas características diferentes e suas formas de contagio e evolução específicas.

Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. É uma doença silenciosa que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite. 

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites observe se você já se expôs a algumas dessas situações:

 

·Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);

 

·Transmissão sanguínea: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B,C e D);

 

·Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B,C e D)

 

Nunca é demais lembrar que higienizar os alimentos, lavar as mãos após ir ao banheiro, nunca utilizar ou injetar no próprio corpo quaisquer produtos sem todas as condições plenas de esterilização  e usar sempre camisinha são os métodos mais eficazes para nos garantir saúde e, principalmente, qualidade em todos os anos de nossas vidas.

Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a Campanha Hepatites Zero (24 a 28/07/2017). E, como estratégia levamos as ações de saúde nas secretarias municipais, prefeitura, no hospital municipal, escola com público alvo, tenda na rua e ainda intensificamos as ações nas nossas unidades básicas de saúde. As ações desenvolvidas durante a campanha foram: orientações sobre as doenças, atualização do cartão de vacinação, testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C com garantia dos exames confirmatórios em um possível resultado reagente, diante os testes, com toda segurança, comprometimento e ética dos nossos profissionais da rede de saúde de Junqueiro.

#gestão Evolução para Todos

#governo Carlos Augusto e José Tavares Neto



Notícias relacionadas

Companhia da Mídia