Implantação da caderneta do adolescente e planejamento familiar

12.08.17

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos técnicos Wesley Higino e Gilvana Xavier, responsáveis pelas pastas do Programa Saúde na Escola e Vigilância Epidemiológica respectivamente, desenvolveram reuniões com os pais e alunos dos 6º aos 9ºanos - manhã e tarde, com faixa etária entre 10 a 19 anos, da Escola Municipal Maria do Carmo Costa com a proposta de conscientizar os pais para a implantação da caderneta do adolescente e sobre planejamento familiar. Visto que, ainda hoje temos um número cada vez mais crescente de adolescentes grávidas.

Engravidar na adolescência é, na maioria dos casos, uma atitude não planejada, passível de conflitos externos (sociedade, escola, família) e internos (psicológicos, depressão, medo, insegurança). Os índices de gravidez na juventude aumentam constantemente. A menina que se encontra nessa fase da vida, marcada por mudanças físicas e mentais, não está suficientemente preparada para a gestação. Se ela não está disposta a encarar tal situação, muito menos estará o futuro pai, pois este também é responsável pela concepção e nascimento da criança.

Para evitar esse possível transtorno, é necessário existir confiança mútua no ambiente familiar, informações mais detalhadas sobre métodos contraceptivos, redução da ideologia impregnada da desvalorização do conceito sexual exposta às crianças, desmistificação de algumas ideias repassadas entre amigos e, acima de tudo, respeito e limite ao seu próprio tempo quanto ao início da atividade sexual.

Por isso, que nós técnicos da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Direção e coordenação da referida Escola, montamos uma estratégia de repassar as informações necessárias para os adolescentes de forma continua e sistemática, através de cronograma fechado até o final do ano com o auxílio da caderneta do adolescente, que já contempla inúmeras informações a cerca de uma totalidade em saúde, e, como também, todo o aporte necessário sobre planejamento familiar, entre outros tópicos necessários na fase da adolescência.

Essa é mais uma estratégia da Gestão Evolução para Todos, governo Carlos Augusto e José Tavares Neto, no cuidado aos adolescentes junqueirenses e no fortalecimento da integração entre as secretarias municipais.