Digite sua busca:

Junqueiro Informa

Implantação da caderneta do adolescente e planejamento familiar

12.08.17

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos técnicos Wesley Higino e Gilvana Xavier, responsáveis pelas pastas do Programa Saúde na Escola e Vigilância Epidemiológica respectivamente, desenvolveram reuniões com os pais e alunos dos 6º aos 9ºanos - manhã e tarde, com faixa etária entre 10 a 19 anos, da Escola Municipal Maria do Carmo Costa com a proposta de conscientizar os pais para a implantação da caderneta do adolescente e sobre planejamento familiar. Visto que, ainda hoje temos um número cada vez mais crescente de adolescentes grávidas.                                     

Engravidar na adolescência é, na maioria dos casos, uma atitude não planejada, passível de conflitos externos (sociedade, escola, família) e internos (psicológicos, depressão, medo, insegurança). Os índices de gravidez na juventude aumentam constantemente. A menina que se encontra nessa fase da vida, marcada por mudanças físicas e mentais, não está suficientemente preparada para a gestação. Se ela não está disposta a encarar tal situação, muito menos estará o futuro pai, pois este também é responsável pela concepção e nascimento da criança.

Para evitar esse possível transtorno, é necessário existir confiança mútua no ambiente familiar, informações mais detalhadas sobre métodos contraceptivos, redução da ideologia impregnada da desvalorização do conceito sexual exposta às crianças, desmistificação de algumas ideias repassadas entre amigos e, acima de tudo, respeito e limite ao seu próprio tempo quanto ao início da atividade sexual.

Por isso, que nós técnicos da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Direção e coordenação da referida Escola, montamos uma estratégia de repassar as informações necessárias para os adolescentes de forma continua e sistemática, através de cronograma fechado até o final do ano com o auxílio da caderneta do adolescente, que já contempla inúmeras informações a cerca de uma totalidade em saúde, e, como também, todo o aporte necessário sobre planejamento familiar, entre outros tópicos necessários na fase da adolescência.

Essa é mais uma estratégia da Gestão Evolução para Todos, governo Carlos Augusto e José Tavares Neto, no cuidado aos adolescentes junqueirenses e no fortalecimento da integração entre as secretarias municipais.



Notícias relacionadas

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Junqueiro é referencia para Alagoas 20.09.17 Junqueiro se destaca entre os municípios alagoanos que aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Prefeitura promove a II Semana Municipal de Trânsito 20.09.17 A prefeitura de Junqueiro na gestão do prefeito Carlos Augusto Lima de Almeida, está realizando a II Semana Municipal de Trânsito

OFICINA DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS 20.09.17 O Programa Saúde na Escola – PSE promoveu na manhã desta terça-feira, dia 19, uma “Oficina de aproveitamento integral dos alimentos”

400 novos títulos de propriedade serão ofertados a população Junqueirense 18.09.17 O Município de Junqueiro mais uma vez aderiu ao Programa Moradia Legal. O convênio já foi assinado e irá ofertar cerca de 400 títulos de propriedade.

Desfile celebra os 200 anos de Alagoas 16.09.17 Gestores, professores e alunos da Escola Municipal Maria do Carmo Costa comemoram o aniversário de Alagoas em grande estilo.

Olho D’água é a equipe campeã do Tradicional Torneio da Independência. 08.09.17 Realizado nesta quinta-feira (07.09), o torneio de futebol comemorativo ao dia da Independia do Brasil.

Programa Criança Feliz é lançado no município de Junqueiro 05.09.17 O programa visa ações de desenvolvimento integral na primeira infância e apoio às famílias, adotando entre outras estratégias, visitas domiciliares.

Professores de Junqueiro participam do PRODEP II 05.09.17 A Secretaria Municipal de Educação de Junqueiro realizou na segunda-feira, 04 de setembro, encontro de Formação Continuada, PRODEP II

CONVITE 01.09.17 Segundo encontro de Formação Continuada PRODEP II

Prefeitura e Casal discutem sobre a responsabilidade da manutenção do sistema de agua da cidade. 31.08.17 O prefeito de Junqueiro Carlos Augusto participou na manha desta quinta-feira (31), da reunião com os representantes da CASAL

Imagem de Nossa Senhora Aparecida chega à cidade de Junqueiro e é recebida com muita fé e emoção 28.08.17 Durante a tarde de domingo, 27.08, católicos junqueirenses conduziram com muita fé e devoção à imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

Guarda Mirim Junqueirense participa do projeto MCDia Feliz no Arapiraca Garden Shopping 28.08.17 Recém formada a Guarda Mirim é um projeto daqueles que enche os nossos olhos

Sistema de Inspeção Municipal será implantado em Junqueiro 28.08.17 O município de Junqueiro mais uma vez sai na frente e trabalha para oferecer aos junqueirenses novas ferramentas para o desenvolvimento e bem estar.

AÇÃO INTEGRADA DO GOVERNO MUNICIPAL 26.08.17 Projeto Ouvindo a Comunidade – 2ª EDIÇÃO

Educadores participam de Formação Continuada em Letramento na área de Língua Portuguesa 25.08.17 Durante os dias, 24 e 25, a cidade de Campo Alegre sediou mais uma formação continuada para os educadores do ensino fundamental dos anos iniciais

Passagem da faixa do Bebê prefeito e oficina para gestantes encerra a Semana do Bebê 2017 18.08.17 Visando garantir saúde e bem estar social às gestantes e bebês, a prefeitura de Junqueiro promoveu a VII Semana do Bebê

Ações e seminário marcam o início das atividades da VII Semana do Bebê em Junqueiro. 16.08.17 A sétima edição da Semana do Bebê no município de Junqueiro conta com diversas ações nas áreas da saúde, educação e assistência social

Secretaria de Educação inicia a semana com ações voltadas à VII Semana do Bebê. 16.08.17 A equipe da secretaria municipal de Educação recebeu na manhã da ultima segunda-feira, (14), as crianças dos Centros Educacionais

Implantação da caderneta do adolescente e planejamento familiar 12.08.17 A Secretaria Municipal de Saúde, através dos técnicos Wesley Higino e Gilvana Xavier, responsáveis pelas pastas do Programa Saúde na Escola

Canais de atendimento ao cidadão junqueirense tem alto índice de aprovação 11.08.17 Lançados a pouco mais de 30 dias, os canais de atendimentos, Fala Cidadão e o Disk Iluminação vem conquistando a confiança de toda a população.

Companhia da Mídia