Digite sua busca:

Espaço Saúde

Alagoas tem o melhor desempenho do Nordeste na vacinação contra gripe

17.05.11

\"\"Dois dias após o anúncio da prorrogação da campanha de vacinação contra a Influenza em Alagoas, dados do Ministério da Saúde (MS), mostram que o Estado já alcançou índice de cobertura vacinal de 75% da meta preconizada. Isso significa dizer que, dos 463.901 alagoanos que devem ser vacinados, 348.667 já foram imunizados de acordo com o boletim divulgado  na tarde desta segunda-feira (16).

Ainda segundo o MS, dos 102 municípios alagoanos, 32 já atingiram a meta de vacinação, que corresponde a 80%, 60 deles atingiram a meta para o grupo de crianças e 61 para o grupo de idosos. Os demais têm até a próxima sexta-feira (20) para alcançarem o percentual estipulado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Em relação ao desempenho, Alagoas ocupar a primeira posição no Nordeste e a quarta melhor atuação no País.

O MS aponta também que até esta segunda-feira (16) já foram vacinadas 68.884 crianças, 37.565 trabalhadores da saúde, 29.331 gestantes, 10.225 índios e 202.662 idosos.

Como ainda faltam 5% da meta preconizada, o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Toledo, solicita que a população compareça aos postos de vacinação para se imunizar. “Para ajudar os municípios que tiveram dificuldade, principalmente em decorrência das chuvas, disponibilizamos caminhonetes de tração para percorrer os locais de difícil acesso e contamos com apoio dos jipeiros”, frisou.

Ainda de acordo com ele, se imunizar contra a Influenza é importante porque a vacina evita a Gripe Normal, além da Gripe A e a H3N2. “Essa é uma vacina muito importante, pois de uma só vez é possível prevenir três doenças. Desse modo, é importante comparecer aos locais de votação”, apelou Alexandre Toledo.

Contra indicações – De acordo com o MS, a vacina contra a Influenza é contra indicada para as pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina. No caso das crianças, os pais devem levá-las duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose.

Assessoria da Sesau/AL